Pesquisador cria pendrive USB que deixa computador inutilizável em segundos - PKI Consulting
16817
post-template-default,single,single-post,postid-16817,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-0.0.1,qode-theme-ver-6.9,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Pesquisador cria pendrive USB que deixa computador inutilizável em segundos

21 out Pesquisador cria pendrive USB que deixa computador inutilizável em segundos

Um pesquisador russo especializado em segurança, conhecido como ‘Dark Purple’, criou um simples pendrive capaz de deixar qualquer computador inutilizável em alguns segundos. O pequeno dispositivo foi revelado ao mundo em março pelo pesquisador. No entanto, agora ele ganhou uma versão bem mais potente que é capaz de corromper praticamente qualquer dispositivo com uma interface de entrada USB, como roteadores, modems e televisores.

Disfarçado como um pendrive que não tem nenhum objetivo em guardar arquivos, a função do dispositivo é armazenar energia para que possa descarregá-la de volta no computador, potencialmente danificando a máquina. A nova versão criada pelo russo utiliza o dobro da tensão anterior para realizar seu estrago.

Embora o computador possa parecer completamente morto após o uso do aparelho, Dark Purple afirma que há a possibilidade de restauração através da substituição da placa-mãe. “É extremamente improvável que o disco rígido ou as informações contidas nele sejam danificadas”, escreveu. Esta é uma boa notícia, tendo em vista que hackers não conseguirão limpar os dados armazenados no disco rígido — o que, provavelmente, é o que há de mais importante para você ou sua empresa.

Ao conectar o dispositivo na porta USB do computador, um conversor DC/DC invertido carrega os capacitores a -220 volts. Ao chegar nessa medida, o conversor é desligado, ao mesmo tempo que um transistor é aberto e descarrega a tensão total na porta USB. Quando a carga fica baixa, o conversor funciona novamente até que o estrago seja completo. Veja no vídeo abaixo como o ‘USB Killer’ é rápido em deixar o laptop inutilizável:

O pesquisador de segurança Graham Cluley advertiu que o dispositivo é uma ótima “razão para não ligar um aparelho USB de origem desconhecida em seu computador”.

Fonte: CANALTECH
Tags:
No Comments

Post A Comment